sexta-feira, 27 de novembro de 2009

História da Barbie


A barbie foi criada por Ruth Handler e o seu marido Eliot em 1959. A ideia foi de Ruth ao ver sua filha Barbara brincando com bonecas de papel que trocavam de roupa. Ruth então teve a ideia de criar uma boneca que iria permitir o mesmo, ou seja, trocasse de roupa. Associando-a à moda, a Barbie tinha uma feição adulta, diferente das bonecas da época. Assim, a imagem da Barbie sempre foi a de uma top model, símbolo de beleza refinada e juventude
A Barbie também foi a primeira boneca a ser maquiada e a receber acessórios.
Continuou a sua trajetória em
1960, lançou novos modelos agora ainda mais inspirados na moda contemporânea.
Os anos 60 corriam e a Barbie era a típica garota estadunidense, com seu twin-set de lã e faixas no cabelo e perucas que vinham em três cores: loura, castanha e ruiva.
Em
1962, se vestiu de Jacqueline Kennedy, exemplo de elegância e bom gosto, com o famoso tailleur cor-de-rosa.
Em
1965, ela ganhou pernas flexíveis.
Em
1968, seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovem, com longos cílios e olhos azuis. Fechando a década, roupas floridas, estampas psicodélicas, grandes óculos e uma nova amiga, a primeira boneca negra, Christie 1969. Também começaram a ser criadas as Barbies de Lingeries.
Hoje, a boneca Barbie continua inovando-se a cada dia e fazendo sucesso entre todas as idades.
Durante os anos 70, foi criada mais uma "amiga" da Barbie, Stacy. E a Barbie inspirada pela juventude e moda da época, adotou um visual
hippie.
Foi criado também o estilo Malibu em
1971, de cabelos louros e claros e a pele bronzeada. Ken também ganhou uma versão John Travolta, inspirada na onda Disco e no filme "Embalos de Sábado à Noite".
O casal encarnou várias celebridades da época, a bordo de seu novo carro, um modelo rosa-choque esportivo.
Em
1972, ela ganhou um trailer, passaporte para uma vida mais próxima à natureza, com suas saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley.
Os anos 80 foram marcados pelo glamour e mistura de proporções das roupas. Barbie apareceu em versão do seriado
Dallas com muito glitter e lábios vermelhos.
As roupas foram marcadas por transparências e mangas bufantes. A maquiagem tornou-se mais obrigatória ainda e a Barbie se tornou muito mais glamourosa. Foi nesse período que iniciou-se a produção de bonecas para colecionadores.
Em 1980, teve início a coleção étnica, com Barbies vestidas de roupas típicas de vários países. Exemplos: México, Chile, Jamaica,Brasil, Inglaterra, Holanda, França, Itália, Japão e Nigéria. Ela se veste também como pessoas famosas.
Barbie em 1990 chegou dirigindo uma Ferrari, se divertindo, cantando e dançando. Seus cabelos estavam mais compridos que nunca e suas roupas cada vez mais sofisticadas.
Em 1992, sempre politicamente correta, ela se candidatou à presidência dos Estados Unidos.
Em 1996, ela ganhou uma amiga paraplégica, Becky, que vinha com uma cadeira de rodas.Ken ganhou uma versão
Brad Pitt em 1999.
No mesmo ano, foram lançadas Barbies com rostos de modelos famosas como
Naomi Campbell. Para comemorar os 40 anos da Barbie foi lançada uma nova e exclusiva boneca.
Sempre acompanhando os momentos sociais, ela chega ao ano 2000 mostrando que é uma mulher moderna, que trabalha e possui acessórios como telefone celular e computador.
Em 2003, a Mattel lançou uma linha paralela da Barbie, a My Scene. A boneca ganhou uma cara mais jovem e moderna, tudo para conquistar as meninas que preferiam bonecas mais ousadas, como as
Bratz.
A partir de 2006, a Barbie vem ganhando uma nova cara, mais adolescente, que adora esportes e moda (claro). Em 2007, a Mattel lançou a nova geração da Barbie,que mistura a boneca com o iPod. Sem falar que antes mesmo de 2001 já havia sido criado o boneco Max Steel que sempre combia o estilo luta e esportes com seus monstros que ele sempre derrota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário